sábado, 31 de março de 2012

Sherlock Holmes


Sherlock Holmes é sem dúvida nenhuma, um dos personagens mais famosos da literatura inglesa. Conhecido por ser contratado para resolver os casos, que nem mesmo a Scotland Yard era capaz de resolver. Seus métodos de observação e análise são verdadeiramente fantásticos, chegando a impressionar até mesmo seus inimigos, como é o caso as vezes de J. Moriarty. No entanto como o próprio Sir Arthur Conan Doyle disse, embora impressionantes, os métodos dedutivos de Holmes perdem a graça quando explicados, ganhando um caráter simples e infantil.
Sherlock, tinha um estilo próprio de ser: um tanto arrogante, observador, avaliador, crítico, por vezes inquieto e altamente profissional.É possível perceber como é criterioso em seu trabalho à partir das seguintes falas:

"Nas unhas do homem, nas mangas do seu paletó, nos seus sapatos, nos joelhos da calça, nos calos do seu polegar e do seu indicador, na sua expressão, nos punhos da sua camisa, nos seus movimentos- em cada um desses traços a ocupação de um homem se revela. É quase inconcebível que todos esses traços reunidos não sejam suficientes para esclarecer, em qualquer circunstância, o investigador competente".(Sherlock Holmes, 1892).

"...os mínimos detalhes são os mais importantes"(Sherlock Holmes, no filme em que é interpretado por Robert Downey Jr., durante uma conversa com a noiva de Watson).

Ainda hoje, Sherlock Holmes é uma história de grande fama mundial, tendo dois filmes atualmente(Sherlock Holmes, Sherlock Holmes 2- Jogo de Sombras) e uma minissérie da BBC(Sherlock)e ainda podem haver mais.

Seu caso mais famoso, "O Estudo em Vermelho", é também o nome do conto que introduz suas histórias à literatura britânica. "O Problema Final", divide os contos em metade, sendo a segunda metade iniciada pelo contro, "A Aventura da Casa Vazia", onde Holmes reaparece explicando que somente Moriarty havia caído das Cataratas de Reichenbach e que ele havia forjado a própria morte, para poder investigar seus demais inimigos secretamente. Sherlock vem a morrer(desta vez não foi uma morte forjada)em, "O Último Adeus de Sherlock Holmes", sendo sua própria morte, um mistério que ninguém poderia desvendar. Anos depois, um livro é escrito, desta vez não pelo próprio Conan Doyle, onde a sobrinha de Sherlock Holmes tem como primeiro caso, a investigação da morte de seu tio.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Caos- o princípio de todo o universo

Segundo a Mitologia Grega, o universo teria sido originado à partir do Caos, a divindade primordial. A forma como o Caos era descrito variava de acordo com o passar do tempo, até por fim o Caos ser associado ao conceito de desordem. Dizia a lenda que o Caos havia se dividido, dando origem a Nix(a noite superficial que cobre a Terra) e Érebo(a noite profunda que cobria o Tártaro). Nix e Érebo também deram origem a outros deuses dividindo seu próprio corpo, de acordo com alguns mitos, Eros seria o oposto de Caos(Caos simboliza a divisão,Eros a união).
No entanto devo deixar claro que associação do Caos com desordem pode ser um equívoco, pois a teoria mais aceita é a de que Caos significa divisão, ou separação( uma vez que Caos era a divindade primordial e dividindo-se,originou o universo).

terça-feira, 20 de março de 2012

Teoria do Caos

A Teoria do Caos diz que se mudarmos uma coisa no início de um acontecimento, poderemos obter resultados catastróficos,por exemplo: Você começa a chegar atrasado(a) ao trabalho, é demitido(a),daí passa a viver numa situação financeira ruim, passa a se drogar, roubar e matar, sua vida torna-se horrível,você entra em depressão e por fim morre de overdose num apartamento num prédio abandonado(situação meramente ilustrativa).
No entanto a Teoria do Caos também nos diz que mudando uma coisa no início de um acontecimento, os resultados podem ser bons, citarei como exemplo um acontecimento que vi na nova série da Fox "Touch": Martin Bohm ao ser alertado pelo filho que possui um dom incomum de notar os padrões que cercam o universo, vai até uma estação de trem acreditando que às 3:18 poderia ocorrer um acidente. Acontece que neste exato momento ele acaba brigando com um homem que não queria ceder-lhe o telefone para uma ligação urgente(este homem era um bombeiro e havia tentado salvar a mulher de Martin de uma das torres do World Trade Center),o mesmo homem com quem ele havia brigado num posto de gasolina, por achar que o menino(filho de Martim) estava roubando-o. A briga ocorrida às 3:18 na estação de trem, fez com que o homem do telefone, que é um ex-bombeiro, perdesse o trem e por consequência, permitindo-o salvar a vida de 25 crianças de um acidente de ônibus.
Para resumir, a Teoria do Caos diz que a mudança de uma unica coisa no início de acontecimento, cria uma reação em cadeia que modifica todo o acontecimento. É por este motivo que diz-se que "O futuro está sempre em movimento".

segunda-feira, 19 de março de 2012

Ankh/Cruz Ansata


O Ankh ou Cruz Ansata, era um símbolo utilizado para representar a vida. É muito comum ver imagens de deuses egípcios segurando uma Ankh em uma das mãos. O Catolicismo diz que o Ankh é um símbolo satânico(como qualquer outra coisa não católica),sendo por vezes utilizadas na cultura popular por este motivo(crítica a alienação causada pelas religiões). Na Ordem Rosa-Cruz representa a união entre os reinos do céu e da terra. Quando relacionado a vampiros, o Ankh é tido como um simbolo de longevidade ou até mesmo vida eterna.
No Egito antigo quando a Ansata aparecia na forma de um hieróglifo, seu significado era "estar vivo".No filme "A Múmia" há uma personagem conhecida pelo nome de Anck-Su-Namun, que é inspirada em Ankhesenamon,onde é possível notar "Ankh" no início do nome. Ankhesenamon tem como tradução incompleta(por que eu quis assim,já que não sou egiptólogo,não quis confiar em alguns sites e traduzi pelo que sei)"Está viva(Ankh antecidido do hieróglifo usado para indicar nomes femininos)...Amon",segundo a Wikipédia seria "Ela vive por Amon", mas devemos lembrar que pode não ser bem isso.
Com isso quero apenas dizer que as pessoas não devem julgar mal alguém, somente pelo fato desta pessoa usar um colar da Cruz Ansata, tatuagem ou qualquer coisa com este símbolo, afinal é só um símbolo.Quanto ao seu significado como símbolo satânico, isto é algo um tanto quanto incerto e até agora não há nenhum fundamento que possa sustentar tal teoria.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Impotência


Não,não estou me referindo à impotência sexual. Estou me referindo à impotência, aquele sentimento que temos durante a vida, quando não sabemos se demos o nosso melhor, se demos o suficiente, se o nosso melhor é aquilo que é preciso ou se precisaremos tentar de novo. É um sentimento que nos faz querer desistir das coisas que nos parecem impossíveis de serem feitas.
A questão é que existem momentos na vida em que não há como esperar para podermos dar o nosso melhor e conseguir, são momentos em que não há tentativa e devemos simplesmente fazer ou não fazer(já citando Mestre Yoda, personagem de Star Wars/Guerra nas Estrelas, quando viu que Luke se sentia impotente por não conseguir tirar sua nave do pântano), o que eu quero dizer é que sempre haverão momentos na vida em que nossas dificuldades irão nos por para baixo e nos fazer sentir o que descrevi, impotência. Existe um ditado muito comum na Ásia(em geral China e Japão) que diz mais ou menos assim(se não me falha a memória): " Se alguém já conseguiu, então eu também posso. Se alguém ainda não fez, eu posso ser o primeiro a fazer". Acho que é por isso que a China e o Japão estão entre as maiores potências econômicas mundiais, e tem evoluído tanto nesses últimos anos, e eu vos digo que queria ter este vigor!

quarta-feira, 7 de março de 2012

Fantasmas do passado- Explicação

"Fantasmas do passado" é uma expressão que de uma forma geral representa memórias ruins do passado de uma pessoa, memórias estas que deveriam ter sido esquecidas, mas também podem ser para lembrar a esta pessoa de que algo não foi concluído e deixado para trás. Cada pessoa tem seu jeito de tentar livrar-se destes fantasmas. Uns simplesmente "enterram bem" as memórias do passado, outras terminam aquilo que estava precisando ser terminado, já outras recorrem as drogas(o que não é um método saudável de se fazer, não só pelo estrago que as drogas fazem, mas também por que há a possibilidade de a pessoa piorar sua situação com os "fantasmas do passado".

É fato que todos nós temos um "fantasma do passado", até mesmo porque(já citando William Shakespeare) "Atiramos o passado ao abismo, mas não nos inclinamos para ver se está bem morto"(William Shakespeare).

segunda-feira, 5 de março de 2012

Pseudo-Celebridades

Pseudo-Celebridades são pessoas comuns do dia-a-dia que por alguma característica diferencial, chama atenção da mídia, de um produtor musical, algum empresário ou coisa parecida, que dão fama a esta pessoa com uma imensidão de características fúteis que prendem a atenção dos espectadores. Bom,vou fazer uma pequena lista de coisas que um Pseudo-Artista tem:

-1º: Uma história do tipo a perda de algum parente que tornou a vida dessa pessoa(o Pseudo-Artista) mais difícil, pois a pessoa não sabia lidar com aquela perda, a ausência do parente na vida, as lições de vida que tal parente deu a esta pessoa. É aqui que geralmente começa a futilidade que faz as pessoas acharem tudo comovente.

-2º: Superação- Apesar da pessoa ter perdido o parente(muitas vezes pai, mãe, irmão, tio, raramente um parente mais distante como um primo de segundo grau, assim a história fica mais comovente e mais "melosa") ela sempre supera a perda. Em alguns casos a pessoa até passa por depressão. Se notar bem, os Pseudo-Artistas nunca deixam de superar seus problemas. Raramente recorre-se a um psicólogo ou um psicanalista, ou até mesmo um psiquiatra.

-3º: Ego- Ego é o que não falta à essas pessoas(não tenho certeza se o uso da crase está correta, mas isso não altera o conteúdo), parece haver uma impossibilidade delas falarem dos outros sem de alguma forma ressaltar ainda mais o "eu.

-4º: Visual: O visual de um pseudo-artista é outra marca característica e é na verdade uma forma de desviar a atenção do público da falta de talento. Vale lembrar que embora o visual seja importante para qualquer Celebridade, ele nunca deve sobrepor falta de talento,se este for o caso.
Agora gostaria de lembrar-vos de que nossa sociedade(não somente a sociedade brasileira) funciona sob uma lógica perversa, que esvazia a mente das pessoas para ter uma melhor forma de manipulação destas. Considero que as formas básicas de se manipular alguém são: medo, fé e ignorância(o esvaziamento entra aí). Pela fé é possível induzir uma pessoa a determinado medo, o contrário também é possível, a ignorância "fecha com chave de ouro", pois as pessoas se limitam a ver somente aquilo que se pode enxergar e não tem preocupação em ir além.

Obs: acredito que minha crítica ficou meio fraca agora no final, mas isso deve-se ao fato de que já estou cansado e tenho que ir dormir logo.

sábado, 3 de março de 2012

Tempo

O tempo é sem dúvida algo muito precioso e importante na vida das pessoas e não são poucas as pessoas que gostariam de poder controlá-lo, fazê-lo congelar para poder fazer as coisas de uma forma mais produtiva ou para poder admirar melhor um belo momento da vida.Outros gostariam de poder fazê-lo regressar para poder ter a chance de mudar algo que fizeram, corrigir erros do passado, ou até mesmo reviver bons momentos que se foram. No entanto devemos lembrar que não podemos fazer essas coisas e que o tempo é fugaz, num piscar de olhos as coisas podem mudar, o que era bom acaba e o que é ruim também. Nada dura para sempre a não ser o próprio tempo. Não desperdice-o, siga em frente e faça as coisas que forem necessárias fazer,mas não olhe para trás. Olhar para trás dificulta nosso caminho e só acaba nos trazendo sofrimento, o passado não volta ,o que já foi agora é só uma lembrança. O tempo é transformação!

sexta-feira, 2 de março de 2012

Receita de bolo de caneca

4 colheres médias de farinha de trigo
4 colheres rasas de açúcar
3 colheres e meia de chocolate em pó(Nescau ou Toddy,por exemplo)
1 ovo
3 colheres de leite
colocar no microondas por 3min

Obs: usar caneca grande

Obs2: fica parecendo brownie

essa receita eu peguei no vídeo do Manual do Mundo,do Iberê Thenório.

Ocarina

Ocarina é um instrumento musical de sopro da família das flautas,tendo origem chinesa e latino-americana.Podia ser feita de terracota,argila,chifres,ossos e madeira,ganhando posteriormente versões em plástico,metal e cerâmica. As Ocarinas básicas são divididas em Ocarinas de 4 furos,6 furos, 8 furos ,9 furos, 10 furos e até 12 furos.As avançadas são chamadas de Ocarinas Duplas(17 furos),Triplas(24 buracos) e Quadruplas(26 furos).A Ocarina da imagem possui 12 furos(10 na parte da frente e 2 na parte de trás).Elas ainda são dividias em alcance: Soprano- a de maior alcance, Alto- a de

A Ocarina é um instrumento famoso graças ao jogo "The Legend of Zelda- Ocarina of Time"(A Aventura de Zelda- A Ocarina do Tempo),onde Link pode viajar no tempo ao tocar a Ocarina do Tempo.
no Filme 13 de Dragon Ball Z,aparece um personagem de outro planeta chamado Tapion,que toca uma ocarina especial para manter selada a metade superior de um monstro chamado Hirudegarn.

Diferente de uma flauta,uma ocarina pode alterar a posição dos furos sem alterar a produção de notas musicais,porém requer mais trabalho para ser tocada.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Crítica ao filme Lanterna Verde



Quero deixar claro desde já que esta crítica serve apenas para mostrar o que poderia ter tornado o filme melhor na minha opinião.

Apesar de o filme "Lanterna Verde" ser um bom filme,existem certas características que poderiam ter tornado um filme melhor.Ao assistir o filme,ficou claro para mim que alguns pontos deixavam "buracos" no meio do enredo.Por exemplo,eu imaginava que o Lanterna Verde Sinestro,ia terminar o filme ainda como um Lanterna Verde e não já se tornando um Lanterna Amarelo,pois como Parallax havia sido destruído,imaginei que não haveria motivos para que ocorresse essa transição por parte do Sinestro.Este é um dos pontos que para mim ficou desconexo.

Outro ponto desconexo,é que há um momento em que Hal Jordan simplesmente desiste de ser um Lanterna Verde,com o único argumento de que isso se devia ao fato de ele ser um humano qualquer e que não teria a capacidade de ser responsável pelos deveres da tropa.No entanto,quando Parallax resolve atacar a Terra(pois as pessoas da Terra não tem muito domínio sobre o medo,sendo alvo fácil para o monstro/entidade cósmica),Jordan muda de ideia e volta a ser um Lanterna.Ora pois,dizer que havia desistido de seu dever de proteção a galáxia(ou universo,ainda me perco nisso)simplesmente por não ser diferente de um humano qualquer não é uma justificativa lá muito boa(fiquei tão confuso que talvez minha crítica tenha perdido um pouco do sentido).

Para finalizar,teria sido melhor se houvesse mais cenas do treinamento de Hal Jordan como Lanterna Verde,que pareceu ter treinado apenas por algumas horas,tornando-se capaz de destruir o vilão mais poderoso do filme.Enfim,considerando todos os meus argumentos,diria que Lanterna Verde é um filme que nos deixa com um gostinho de " Quero mais"..."Quero mais coisas nesse filme".Caso os roteiristas e principalmente o diretor tivessem se atido aos pontos que mencionei,talvez o filme tivesse sido melhor e mais claro.

Por favor comentem algo,assim quem sabe eu não possa entender melhor sobre Lanterna Verde?!

Apresentação do Blog

Aqui está meu reformulado blog.Postarei sobre coisas que gosto,criticas minhas sobre filmes,jogos e postarei videos que achar interessante.As publicações serão feitas sempre que possível e anunciarei no meu Facebook.