A Pedra Filosofal, ou Pedra dos Filósofos era um "artefato" muito procurado pelos alquimistas, pois se dizia
que ela permitia transmutar(transmutação é uma espécie de transformação) dos chamados metais inferiores em Prata ou em Ouro e por que se dizia que ela permitia a produção do Elixir da Longevidade. Muitos boatos surgiram de que Nicolas Flamel teria conseguido produzir a Pedra, pois ladrões de túmulos não encontraram seu corpo e nem o de sua esposa. Outros alquimistas e alguns pesquisadores afirmam que na verdade, a Pedra Filosofal seria uma metáfora para a transmutação da mente ignorante(metais inferiores) para a mente sábia(Prata e Ouro).
A Pedra Filosofal nunca foi de fato encontrada, ou produzida e isso também serve para muitos como uma justificativa de que ela é um simbolismo. Outros dizem que ninguém descobriu a forma correta para produzir-la, apenas isso. Há uma teoria de que a formula para se obter a Pedra está no livro escrito por Abraão,o Judeu, livro este que esteve em posse de Nicolas Flamel por um determinado tempo. O próprio Flamel no entanto, dizia também que a Pedra seria uma simbologia e que os elementos químicos citados no livro, fazem parte dela.
A Lapis Philosophorum também aparece no mundo da ficção científica, como por exemplo em Harry Potter e Pedra Filosofal, onde Nicolas Flamel ajuda Dumbledore a destruí-la(tendo sido ele seu criador). No anime Fullmetal Alchemist, é dito que para que se obtenha a Pedra, é preciso o sacrifício de muitas vidas. Em uma comparação rápida, é possível dizer que a Pedra Filosofal é o Santo Graal dos alquimistas.
quinta-feira, 20 de setembro de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)