A calêndula, muito diferentemente de outras flores, possui outro significado quanto ao seu simbolismo. Ela representa o medo, o desespero, a tristeza e o pesar. Não é uma flor muito boa para se dar a alguém. Muito porém, no ocidente não são muitas as pessoas que conhecem este significado, sendo este mais conhecido no oriente asiático.
Em "Congresso Internacional do Medo", de Carlos Drummond de Andrade, o último verso traz uma possível alusão a esta flor, confira:
"E sobre nosso túmulos nasceram flores amarelas e medrosas". Provavelmente o simbolismo desta flor serviu para a construção da metáfora usada por Drummond em seu poema.
Apesar de toda essa simbologia, a calêndula possui uso fitoterápico(produz drogas e medicamentos) para uso homeopático (de forma "mais natural"), podendo ser muito utilizada em tratamentos pós-operatórios, problemas uterinos e de cólicas menstruais, além de, no passado, ter sido muito utilizada para tratar ferimentos de soldados nas guerras.
A flor também é muito utilizada na produção de cosméticos como na fabricação de shampoos, sabonetes, loções, pomadas cicatrizantes e produtos para peles oleosas com acne e cravos.
NOTA IMPORTANTE: a ingestão em excesso da calêndula pode causar depressão, nervosismo, falta de apetite, náusea e vômito.
PS: eu, autor deste blog, não serei responsável por qualquer tipo de besteira que algum dos leitores possa querer fazer com esta flor e sua planta.
domingo, 25 de agosto de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
foi útil para mim, obrigada.
ResponderExcluir