segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Verdade Absoluta e Universal- Existe?

Primeiro irei começar questionando o que significa "verdade". Para muitos, verdade é tudo aquilo que é real e tem algum meio de comprovação, geralmente através de métodos científicos. Outros acreditam que a verdade depende da fé de cada um.
Mas será que existe uma verdade que seja absoluta e universal? Ou a verdade será sempre algo relativo, dependendo daquilo que escolhemos aceitar como real?
Creio que não haja uma verdade assim. Por mais que se tenham comprovações de que algo é real e verdadeiro, com base em anos de estudos e pesquisas devidamente elaborados, ainda continua sendo algo que optamos por aceitar. Diria que para que uma verdade fosse absoluta e universal, todos teriam que pensar igual e não discordar dela, afinal, se alguém puder discordar, já existe a possibilidade de que esta verdade não seja aplicável a todos os casos e que tenha sido manipulada para adequar-se as teorias e o modo de pensar de alguém.
É justamente o fato de toda verdade ser questionável que leva o ser humano a pesquisar, estudar, reformular e aprender. Caso o contrário, deveria ser algo tão óbvio que todos saberiam. É o que faz com que existam as dúvidas e permite que o homem possa crescer.
Afinal, tudo aquilo que o homem percebe não acaba, de alguma forma, sofrendo distorções para que ele seja capaz de explicar aquilo que percebeu e para que ele próprio percebeu? A verdade é uma ideia e como dizem "Toda ideia, filosofia ou poesia nasce de uma interrogação, não é verdade?.*

*Frase retirada de um marcador de página da livraria Cultura. A versão original é: "Dizem que toda ideia, filosofia ou poesia nasce de uma interrogação, não é verdade?".

Nenhum comentário:

Postar um comentário