sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Maniqueísmo

O maniqueísmo é uma forma de se interpretar a realidade, presente em nosso imaginário há muito tempo. Ele (o maniqueísmo) separa toda a realidade em elementos distintos e opostos, como luz e escuridão, paz e violência (ou guerra), ordem e desordem, discórdia e concórdia, belo e feio, heróis e vilões, aprisionamento e liberdade, enquanto que estes são elementos que não podem ser dissociados.

Esta é uma visão de mundo que cria diversas fantasias em nossas mentes. São poucas as pessoas, por exemplo, capazes de aceitar que sentimentos como a dor, o sofrimento e a tristeza, são capazes de aproximar pessoas e fazê-las entender umas as outras. O normal é que se neguem esses sentimentos, pois não são agradáveis. No entanto, a felicidade por si só é egoísta. Convenhamos; quem em seu momento de felicidade para e tenta entender uma pessoa que está sofrendo? Quando estamos felizes, tendemos a querer afastar qualquer coisa que possa acabar com essa felicidade.

Já quanto aos heróis e vilões, estes são necessários para que tenhamos quem amar e odiar. Vemos como heróis, pessoas de extrema bondade, capazes de realizar sacrifícios enormes em nome de um bem maior, como salvar o mundo da destruição. Os vilões são exatamente o contrário, mesquinhos, egoístas, ambicionam o poder e querem destruir a humanidade. Todo herói pode ser vilão para um de nós e o contrário também é valido. Eles não existem de fato, são apenas figuras que escolhemos para justificar determinadas ações, sentimentos e pensamentos que temos.

Para evoluirmos, teremos primeiro que abandonar a visão maniqueísta daquilo que nos cerca. É preciso que compreendamos que nada é puramente bom, ou puramente ruim. O que é bom para uns, haverá de ser ruim para outros. Devemos parar com as tentativas de dissociar aquilo que está unido em uma simbiose*.

*a palavra simbiose neste texto, foi usada no sentido figurativo. Em seu sentido denotativo, simbiose é uma relação íntima entre seres vivos de benefício mutuo, onde um não pode viver sem o outro.

Um comentário:

  1. Legal, Lucas! amei notar sua preocupação com o ídolo do mercado, quando esclarece o sentido da palavra simbiose em seu texto. É uma honra ter você como amigo.

    ResponderExcluir