domingo, 25 de novembro de 2012

Paradoxos



Aviso: se você é uma pessoa que tem qualquer tipo de problema de compreensão  lógica e é extremamente sensível, podendo ter um "surto" ou qualquer outra coisa decorrente da incompreensão envolvida e da complexidade trabalhada na temática, ignore esta postagem e salve sua sanidade mental. Não serei responsável por absolutamente nada que possa acontecer com você leitor(a), após deleitar-se com o tema.

Paradoxos consistem em uma contradição lógica absurda, algo que seria logicamente impossível. Existem diversos tipos de paradoxos e nem sempre é fácil compreendê-los. Um dos exemplos mais comuns e paradoxo, é o chamado Paradoxo do Mentiroso, que consiste em fazer afirmações do tipo "Estou mentindo agora.". A afirmação não pode ser definida como verdadeira nem falsa, pois se for verdadeira, torna-se falsa e se for falsa, torna-se verdadeira e é nisso que consiste esse tipo de paradoxo. Vejam:

Se a pessoa diz a verdade quando diz "Estou mentindo agora.", a afirmação é falsa, pois ela disse a verdade. No entanto, se a afirmativa é falsa, pois ela disse a verdade, ela mentiu ao dizer que estava mentindo, por tanto a afirmativa é verdadeira. Mas como a afirmativa é verdadeira, ela então contou a verdade sobre estar mentindo, o que torna a alternativa falsa. O ciclo se repete, pois trata-se de um paradoxo.

Os paradoxos podem ser uma forma de a pessoa parecer que tem razão em algo, mas na verdade eles podem tornar os discursos cansativos. Podem também consistir em uma terrível armadilha, por confundir aqueles que estão despreparados. Outro exemplo de paradoxo, é o que se utiliza para questionar se Deus é realmente onipotente:

"Se Deus é onipotente, logo ele pode tudo. Se ele pode tudo, então ele deve ser capaz de criar uma pedra tão pesada que não seja capaz de carregar. Não podendo carregar essa pedra, ele não seria onipotente, pois o onipotente tudo pode e deveria ser capaz de erguer a pedra. Porém, se Deus não consegue criar uma pedra que seja tão pesada que ele não possa carregar, também significa que não é onipotente, pois o onipotente deveria ser capaz de criar uma pedra tão pesada que não pudesse carregar.".


Um comentário:

  1. Parabéns, Lucas. O paradoxo de Deus tem sido respondido da seguinte forma: Deus pode fazer tudo que é logicamente possível. Kant, creio, diria: a impossibilidade de resolver tais questões decorre de não possuirmos estruturas cognitivas (formas)que nos permitam alcançar a solução

    ResponderExcluir