terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Sirenes/Sirenas (Mitologia Grega)


O mito das Sirenes, ou Sirenas, é por demais confundido com o mito das Sereias. O motivo para tal, é que o mito dessas últimas, surgiu do mito das primeiras (as Sereias foram baseadas nas Sirenes). A diferença é simples: as Sirenes são criaturas da Mitologia Grega, enquanto que as Sereias surgiram apenas na Idade Média.
As Sirenes eram criaturas meio-ave e meio-mulher, que costumavam voar pelos mares, condenadas por Deméter a ser o que eram, de forma que jamais poderiam copular e, por isso, decidiram passar o resto de sua existência atraindo marinheiros com seu canto, ou música produzida de sua harpa, ou até mesmo de uma flauta e os matavam. No entanto, elas não devoravam os corpos e deixavam isso para que outras criaturas o fizessem.

No mito de Odisseu (Ulisses para os romanos), elas aparecem para tentar matar todos no navio, porém Odisseu fora esperto o suficiente e colocara mel de abelha em seu próprio ouvido e mandou que o amarrassem ao mastro do navio, de forma que ele não fosse atraído para a armadilha. Os outros tripulantes do navio, em sua grande maioria, acabaram sendo atraídos pelas Sirenes e morreram.

Na Idade Média, era comum que os marinheiros mais simples, ainda acreditassem em Netuno (correspondente romano de Poseidon, o deus dos mares) e como as Sirenes eram comumente vistas no mar (em rochedos ou sobrevoando-o), apesar de não serem criaturas marinhas, acabaram modificando o mito destas e criando criaturas metade peixe e metade mulher, que se sentavam em rochas e atraiam os marinheiros com seu canto, para então arrastá-los ao fundo do mar e devorá-los, deixando apenas os ossos.

Nota: avistar uma Sirene/Sirena era tido como um presságio de morte, uma vez que era certo que quem ouvisse o canto ou a música de seus instrumentos, acabaria morrendo.

6 comentários:

  1. Agora sei qual é a diferença entre Sereia e Sirena

    ResponderExcluir
  2. Agora sei qual é a diferença entre Sereia e Sirena

    ResponderExcluir
  3. Olá. Só uma questão. Se as sereias aparecem na Odisséia, logo o mito das sereias não é do período medieval, mas sim da Antiguidade clássica assim como as sirenes ou as harpias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oque aparece na Odisseia são as Sirenes, e não as Sereias

      Excluir