segunda-feira, 19 de março de 2012

Ankh/Cruz Ansata


O Ankh ou Cruz Ansata, era um símbolo utilizado para representar a vida. É muito comum ver imagens de deuses egípcios segurando uma Ankh em uma das mãos. O Catolicismo diz que o Ankh é um símbolo satânico(como qualquer outra coisa não católica),sendo por vezes utilizadas na cultura popular por este motivo(crítica a alienação causada pelas religiões). Na Ordem Rosa-Cruz representa a união entre os reinos do céu e da terra. Quando relacionado a vampiros, o Ankh é tido como um simbolo de longevidade ou até mesmo vida eterna.
No Egito antigo quando a Ansata aparecia na forma de um hieróglifo, seu significado era "estar vivo".No filme "A Múmia" há uma personagem conhecida pelo nome de Anck-Su-Namun, que é inspirada em Ankhesenamon,onde é possível notar "Ankh" no início do nome. Ankhesenamon tem como tradução incompleta(por que eu quis assim,já que não sou egiptólogo,não quis confiar em alguns sites e traduzi pelo que sei)"Está viva(Ankh antecidido do hieróglifo usado para indicar nomes femininos)...Amon",segundo a Wikipédia seria "Ela vive por Amon", mas devemos lembrar que pode não ser bem isso.
Com isso quero apenas dizer que as pessoas não devem julgar mal alguém, somente pelo fato desta pessoa usar um colar da Cruz Ansata, tatuagem ou qualquer coisa com este símbolo, afinal é só um símbolo.Quanto ao seu significado como símbolo satânico, isto é algo um tanto quanto incerto e até agora não há nenhum fundamento que possa sustentar tal teoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário