sábado, 31 de março de 2012

Sherlock Holmes


Sherlock Holmes é sem dúvida nenhuma, um dos personagens mais famosos da literatura inglesa. Conhecido por ser contratado para resolver os casos, que nem mesmo a Scotland Yard era capaz de resolver. Seus métodos de observação e análise são verdadeiramente fantásticos, chegando a impressionar até mesmo seus inimigos, como é o caso as vezes de J. Moriarty. No entanto como o próprio Sir Arthur Conan Doyle disse, embora impressionantes, os métodos dedutivos de Holmes perdem a graça quando explicados, ganhando um caráter simples e infantil.
Sherlock, tinha um estilo próprio de ser: um tanto arrogante, observador, avaliador, crítico, por vezes inquieto e altamente profissional.É possível perceber como é criterioso em seu trabalho à partir das seguintes falas:

"Nas unhas do homem, nas mangas do seu paletó, nos seus sapatos, nos joelhos da calça, nos calos do seu polegar e do seu indicador, na sua expressão, nos punhos da sua camisa, nos seus movimentos- em cada um desses traços a ocupação de um homem se revela. É quase inconcebível que todos esses traços reunidos não sejam suficientes para esclarecer, em qualquer circunstância, o investigador competente".(Sherlock Holmes, 1892).

"...os mínimos detalhes são os mais importantes"(Sherlock Holmes, no filme em que é interpretado por Robert Downey Jr., durante uma conversa com a noiva de Watson).

Ainda hoje, Sherlock Holmes é uma história de grande fama mundial, tendo dois filmes atualmente(Sherlock Holmes, Sherlock Holmes 2- Jogo de Sombras) e uma minissérie da BBC(Sherlock)e ainda podem haver mais.

Seu caso mais famoso, "O Estudo em Vermelho", é também o nome do conto que introduz suas histórias à literatura britânica. "O Problema Final", divide os contos em metade, sendo a segunda metade iniciada pelo contro, "A Aventura da Casa Vazia", onde Holmes reaparece explicando que somente Moriarty havia caído das Cataratas de Reichenbach e que ele havia forjado a própria morte, para poder investigar seus demais inimigos secretamente. Sherlock vem a morrer(desta vez não foi uma morte forjada)em, "O Último Adeus de Sherlock Holmes", sendo sua própria morte, um mistério que ninguém poderia desvendar. Anos depois, um livro é escrito, desta vez não pelo próprio Conan Doyle, onde a sobrinha de Sherlock Holmes tem como primeiro caso, a investigação da morte de seu tio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário